quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Satriani vs Coldplay!

ColdPlay x Satriani

Neste ano, o Coldplay lançou um CD chamado "Viva la Vida," com uma faixa homônima, que fez muito sucesso pelo mundo inteiro. Além de ser a música mais baixada da história dos iTunes, o disco também foi o mais vendido do ano.

O ponto em questao é: Joe Satriani disse que a musica é copia descarada de "If I Could Fly", música de sua autoria. Em entrevista ao MusicRadar, o guitarrista diz que ouviu e sentiu uma punhalada no peito. A musica é sua. Resolveu processa-los por plágio. Satriani apresentou uma ação em uma Corte Federal de Los Angeles, na qual assegura que "Viva La Vida", que concorre ao Grammy, contém "porções substanciais e originais" de "If I could fly".

Agora, que tal comparas as músicas em questão? Vamos primeiro à música mais conhecida por todos, do Coldplay: Viva la Vida.

Em seguida, temos a música de Joe Satriani, If I Could Fly.

Nesse próximo vídeo, o autor fez um mix de ambas as músicas (logicamente, abaixou o tom da música do Satriani para fazer uma melhor associação - o que, explicando para leigos, não muda nada na progressão harmônica e melódica).

Assista aqui

Deu pra sacar? Satriani diz, em sua ação judicial, que quer para ele todo o lucro já obtido com "Viva la Vida". O grupo Coldplay, por sua vez, nega que sua canção seja plágio da música do guitarrista - o que já era de se esperar. Porém, palavras já nem são necessárias para chegarmos a uma conclusão sobre o assunto...

2 comentários:

  1. Faltou o link de "Livin la Vida Loca", de Betânia.

    ResponderExcluir
  2. Livin La Vida Loca, que eu conheço, é do Ricky Martin, huauhauhauha... Notícia nova aeee, meu filho!! ;-)

    ResponderExcluir